Projeto ‘Fortalece BCR’ distribui primeiras 30 cadeiras a equipes de Minas Gerais
- LMBC
- 18 de set. de 2024
- 3 min de leitura
APAVAÇO, AMA/Olympico e APDMP são beneficiadas com entrega de equipamentos sob medida para atletas
Com o objetivo de oferecer melhores condições para as atividades de suas entidades filiadas, a Liga Mineira de Basquete em Cadeira de Rodas - LMBC, criou o projeto “Fortalece BCR”, que com patrocínio das empresas Vale e CEMIG realizou as primeiras entregas de equipamentos no último sábado (14/09) e domingo (15/09).
Viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o “Fortalece BCR” vai contemplar cada uma das seis filiadas da LMBC com dez cadeiras de basquete de rodas fabricadas sob medida, além de quatro bolas oficiais da modalidade e camisetas personalizadas.
No sábado (14), em cerimônia realizada no Ginásio Ely Amâncio, em Ipatinga (MG), a primeira entidade contemplada com os materiais foi a Associação Paradesportista do Vale do Aço - APAVAÇO. No domingo (15), no Ginásio Olympico, em Belo Horizonte (MG), os equipamentos foram entregues à Associação Mais Acessível - AMA/Olympico, e à Associação das Pessoas com Deficiência Maurício Peçanha - APDMP.
“É uma satisfação imensa poder beneficiar todas essas equipes. Nós, da Liga Mineira, fazemos esporte de alto rendimento e queremos que nossas equipes cresçam no cenário nacional, jogando em alto nível, para levar Minas Gerais o mais longe possível”, celebrou Silvio Ribeiro, Presidente da LMBC.
“Os equipamentos fornecidos pelo ‘Fortalece BCR’ vão proporcionar aos atletas contemplados a possibilidade de ter um desenvolvimento que os credenciam a um melhor desempenho nas próximas disputas. Essa ação reforça ainda mais a presença do estado de Minas Gerais no cenário do Basquete em Cadeira de Rodas em nível nacional”, declarou Tiago Freitas, presidente da Associação Mais Acessível.
Todas as novas cadeiras entregues foram fabricadas sob medida para cada atleta indicado pelas equipes. Uma das jogadoras beneficiadas foi Maria Antonio Xavier Soares, atleta da APAVAÇO, de apenas nove anos de idade e que pela primeira vez tem acesso a um equipamento personalizado para suas necessidades.
“Fiquei muito feliz de receber uma cadeira nas minhas medidas. Agora eu consigo pegar a bola no chão e virar muito rápido. Senti que posso ser uma grande jogadora de basquete! Este incentivo é muito importante para mim e para os Tigres de Aço. Muito obrigada!”, agradeceu a pequena Maria.
“O que vale a pena em nossos esforços é que uma cadeira de rodas de basquete pode transformar a vida de uma pessoa, melhorar a auto-estima. No futuro ela pode vir a se tornar uma atleta de alto rendimento ou não, mas o que realmente importa é mudar vidas”, comentou Silvio Ribeiro.
Com a entrega dos novos equipamentos, a LMBC espera fomentar o desenvolvimento do Basquetebol em Cadeira de Rodas no estado de Minas Gerais, proporcionando oportunidades e condições adequadas também para atuações em alto nível nos campeonatos regionais e nacionais.
“Essa é a minha primeira cadeira sob medida em 15 anos que jogo basquete. Antes eu utilizava uma cadeira que um amigo me doou, que não era da minha medida e me gerava um pouco de instabilidade”, relatou Cristiane Dias, atleta da APDMP beneficiada pelo projeto. “Agora com as novas cadeiras, além de nos ajudar nesse momento de competição, vai nos possibilitar trazer mais pessoas para praticar”, completou.
Além de APAVAÇO, de Ipatinga, AMA/Olympico, de Belo Horizonte, e APDMP, de Contagem, outras três entidades filiadas à Liga Mineira de Basquete em Cadeira de Rodas serão beneficiadas até o final de 2024 com a entrega dos mesmos equipamentos. Serão mais 10 cadeiras e quatro bolas, além das camisas personalizadas para cada uma delas.
A Associação Paraolímpica Patense - APP, de Patos de Minas, e a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba - ADEFU recebem os materiais no dia 09 de novembro. Já para a Associação dos Deficientes Físicos de Araguari - ADEFA a previsão é para o dia 30 de novembro, finalizando as entregas do projeto.





留言